No Mini Curso "Perspectivas Fenomenológicas ao Sofrimento Emocional", buscaremos trazer à discussão uma perspectiva distinta sobre o sofrimento emocional, que tem o intuito de humanizar as pessoas que sofrem e buscam um tratamento.
Historicamente, tais pessoas têm sido estigmatizadas e excluídas da sociedade, recebendo um tratamento que não mostra ter eficácia e não as ajuda a reintegrar-se à sociedade. Considerando o pensamento desenvolvido pela fenomenologia-existencial, busca-se refletir sobre o sofrimento emocional desde outra perspectiva, diferente da trazida pela psiquiatria tradicional.
Começaremos apresentando a psiquiatria fenomenológica e as contribuições de Karl Jaspers com seu método biográfico, de Eugène Minkowski, responsável por articular a filosofia com a psicopatologia, e a Daseinsanalyse, tanto a desenvolvida por Ludwig Binswanger quanto a de Medard Boss.
Continuaremos com a discussão trazida pela Antipsiquiatria, que, fundamentada nas ideias de Jean-Paul Sartre, traz reflexões muito valiosas através de Ronald D. Laing e David Cooper. Mostraremos como tais ideias desembocam na Psiquiatria Democrática Italiana, importante movimento que incita diferentes reformas no tratamento do sofrimento psíquico, especialmente a Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Temas: