Nietzsche e a Psicologia - Grupo de estudos

O grupo de estudos online Nietzsche e a Psicologia propõe diálogos e reflexões sobre as perspectivas do filósofo acerca de uma psicologia que não nega nem evita o sofrimento, mas o transforma em potência e afirmação de si.

A psicologia é um tema que aparece em diversos textos de Friedrich Nietzsche (1844-1900), porém sua perspectiva se difere da tendência da psicologia científica moderna, ele contrapõe uma psicologia que julga a vida para propor uma psicologia que afirma a vida enquanto vontade criadora, para além de bem e mal, que se apropria da existência e transforma experiências de sofrimento em potência de vida.

Iniciaremos com uma breve introdução sobre o filósofo, sua vida e pensamentos, depois vamos abordar seu entendimento de vida enquanto vontade criadora - contrário à adaptação e conservação, passaremos pelo conceito de grande saúde - uma saúde que se faz a partir da experiência da doença, e por fim vamos tratar sobre a psicologia trágica - uma proposta de psicologia que afirma a vida em sua plenitude e em seu caos.

"Pois não existe uma saúde em si, e todas as tentativas de definir tal coisa fracassaram miseravelmente. Depende do seu objetivo, do seu horizonte, de suas forças, de seus impulsos, seus erros e, sobretudo, dos ideais e fantasias de sua alma, determinar o que deve significar saúde também para seu corpo. Assim, há inúmeras saúdes do corpo."
(Friedrich Nietzsche, A saúde da alma, em ‘A Gaia Ciência’)

Todos os encontros acontecem online conforme as datas e horários descritos abaixo. Os encontros são abertos a qualquer pessoa interessada para trocar ideias e questões, não é necessário ter uma formação específica para participar. Cada encontro é gravado, a gravação será disponibilizada para quem não puder participar no dia e horário combinado.

Datas e temas:

09/Out/2023: Introdução a Nietzsche
16/Out/2023: Vida como criação
23/Out/2023: A grande saúde
30/Out/2023: Psicologia trágica
(segundas-feiras)

Horário e valor:

Horário: 19h às 20h (fuso horário de Brasília).
Inscrição: R$ 90,00 (todos os encontros).


Condutor:

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em psicoterapia fenomenológico existencial, ensino de filosofia e aconselhamento filosófico.

Formato:

O grupo de estudos acontece online, via Google Meet, onde é possível participar por vídeo ou áudio. Em cada encontro será utilizado um texto como referência, enviado previamente via e-mail, o texto é uma sugestão de leitura, não obrigatória. O grupo é um espaço aberto para a troca de entendimentos e perspectivas, não há necessidade de conhecimentos prévios para a participação.

Referências bibliográficas:

AMORIM, Wellington; MELO, Roberta. Psicologia trágica e afirmação da existência em Nietzsche. Em: Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência. Rio de Janeiro: UFRJ, Vol. 9, no 1, 2016.
DIAS, Rosa Maria. Nietzsche, vida como obra de arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
FEREZ, Olgária. Nietzsche: vida e obra. Em: NIETZSCHE, Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
SANTANA, Bruno. Da grande saúde em Nietzsche. Em: Revista Ensaios Filosóficos. Rio de Janeiro: UERJ, Volume VI, 2012.

Bibliografia complementar:

CALÇADO, Thiago. O Sofrimento como Redenção de Si: doença e vida nas filosofias de Nietzsche e Pascal. São Paulo: Paulus, 2012.
CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. Rio de Janeiro: BestBolso, 2019.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche. Trad.: Alberto Campos. Lisboa: Edições 70, 2016.
GEN - Grupo de Estudos Nietzsche. Dicionário Nietzsche. São Paulo: GEN/Loyola 2016.
GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Nietzsche como Psicólogo. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2001.
MARTON, Scarlett. Nietzsche: a transvaloração dos valores. São Paulo: Moderna, 1993.
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
NIETZSCHE, Friedrich. Além do Bem e do Mal. São Paulo: Companhia de Bolso, 2005.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre Verdade e Mentira. Tradução: Fernando de Moraes Barros. São Paulo: Hedra, 2007.
RILKE, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta. Porto Alegre: L&PM, 2013.
 

Observação:

Após a inscrição você receberá em seu e-mail um link de convite para os encontros online e os textos referentes a cada encontro. Basta clicar no link para acessar o grupo no dia e horário combinado. Se tiver dúvidas, entre em contato.
Postagem Anterior Próxima Postagem