Aula online sobre o Desconhecimento de si a partir da perspectiva de Friedrich Nietzsche, que contraria a busca de si para a criação de si, numa transmutação para além de bem e mal.
Cansou de tentar se conhecer e buscar um "verdadeiro eu"? Que tal se desconhecer, navegar em seus descaminhos, deixar de lado a procura de um "eu" para dar vazão aos múltiplos "eus" possíveis?
O desconhecimento de si nos possibilita experimentar diferentes caminhos e perspectivas, levando a vida como um jogo de criança, sem uma trilha previamente definida. Trata-se de nos abrir as possibilidades de atuar de maneira criativa e plástica sobre nós mesmos.
Nietzsche contraria o imperativo Socrático do “conhece-te a si mesmo”, por sua característica moral, valorizando o esquecimento de si, seguindo para uma apropriação de si, aberta a transmutação. Sua filosofia propõe compor um “eu”, ao invés de se conhecer, para assim "tornar-se quem se é".
"Que alguém se torne o que é pressupõe que não suspeite sequer remotamente o que é."
(Nietzsche, em 'Ecce Homo')
Se nos conhecemos, dedicamos nossa força vital para o "eu" conhecido. Quando não nos conhecemos, podemos levar a vida como uma experimentação, sem a necessidade de seguir ou nos guiar por um "eu" estabelecido, nos permitindo outras vivências e acontecimentos.
Nesta aula vamos abordar o esquecimento de si e a afirmação da experiência, deixando de lado o conhecido para aceitar o absurdo e criar outros modos de vida, selecionando o que agrega e o que dissolve, seguindo para a apropriação de si, dançando sobre abismos, se permitindo ser tolo e louco.
Temas
-Ignorar para se encontrar
-Filosofar a partir do corpo
-Experiência sem propósitos
-Afirmar-se e transmutar
Aula online gravada
Gravação: 1h30min.
Valor: R$ 40.
Inscrição
A inscrição é feita mediante o pagamento e preenchimento do formulário de inscrição, basta clicar no link acima para acessar a página de pagamento. Qualquer dúvida entre em contato.
Como funciona?
Esta aula é realizada online em vídeo, onde o professor oferece explicações sobre os temas, citando livros e referências. A aula será gravada e a gravação será enviada para os inscritos depois da transmissão.
Condução
Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em psicoterapia fenomenológico existencial, ensino de filosofia e aconselhamento filosófico.
Bibliografia
DELEUZE, Gilles. Nietzsche. Lisboa: Edições 70, 2016.
DIAS, Rosa Maria. Nietzsche, vida como obra de arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
GEN - Grupo de Estudos Nietzsche. Dicionário Nietzsche. São Paulo: GEN/Loyola 2016.
GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Nietzsche. São Paulo: Publifolha, 2000.
GRANIER, Jean. Nietzsche. Porto Alegre: L&PM, 2009.
MACHADO, Roberto. Nietzsche e a Verdade. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
MARTON, Scarlett. Nietzsche: a transvaloração dos valores. São Paulo: Moderna, 1993.
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
THOMASS, Balthasar. Afirmar-se com Nietzsche. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
Como é a aula online?
A aula online acontece como uma aula presencial, transmitida por vídeo via internet, podendo ser acessada por computador, notebook, tablet ou smartphone. Após fazer sua inscrição, você receberá em seu e-mail, em até dois dias úteis, o link para acessar a aula, que ficará disponível pelo período de seis meses. Assista um trecho de aula online como exemplo.
Para quem?
Esta aula é aberta a qualquer pessoa que tenha interesse no tema, não é necessária nenhuma formação ou conhecimento prévio.
Se tiver dúvidas, entre em contato.