Psicologia Trágica em Nietzsche - Curso online

Curso sobre a Psicologia Trágica em Nietzsche, uma perspectiva que se situa além de bem e mal, rompendo com as convenções morais que domesticam a vida e os afetos.

Friedrich Nietzsche concebe a vida como uma obra de arte, em constante criação e transformação, abraçando o caos, a destruição e a loucura de maneira afirmativa. A psicologia trágica propõe reavaliar aquilo que fortalece e potencializa a existência, rejeitando o que a enfraquece e inferioriza.

Neste curso vamos combinar as forças apolíneas e dionisíacas — ordem e caos, harmonia e desarmonia, razão e loucura — pensando uma psicologia que não busca a normalidade, mas a criatividade, para a criação e recriação de si, enquanto um processo em permanente devir.

Partindo da aceitação trágica da vida, de suas dores, alegrias, loucuras e insanidades, vamos repensar a saúde e a existência na perspectiva da potência e da transvaloração dos valores. Reconhecendo a tensão entre loucura e saúde caminharemos para uma terapêutica dos afetos.


Temas:

Apolíneo e Dionisíaco: a relação paradoxal entre o instinto apolíneo e dionisíaco, loucura e razão, caos e ordem, forma e destruição, como forças complementares da vida.

Transvaloração dos Valores: crítica dos valores morais tradicionais e a proposta de uma vida para além de bem e mal, evidenciando a avaliação e criação de novos valores.

Psicologia Trágica: aceitação do sofrimento como parte integrante de uma vida intensa, potente e saudável, a transformação do sofrimento em movimento de ampliação de si.

Terapêutica em Nietzsche: partindo da perspectiva dos afetos, avaliando quais potencializam ou inferiorizam, caminhando para uma afirmação da vida em seus paradoxos.

Temas:
1. Apolíneo e Dionisíaco
2. Transvaloração dos Valores
3. Psicologia Trágica
4. Terapêutica em Nietzsche

Curso gravado: quatro aulas de 1 hora cada.
Valor: R$ 100,00




Professor:
Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, questionador, terapeuta, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em psicoterapia fenomenológico existencial, ensino de filosofia e aconselhamento filosófico. Nos últimos anos tenho me dedicado a estudar sobre as perspectivas críticas sobre a psicologia e a filosofia da diferença.

Como funciona?
Este curso é composto de quatro encontros com uma hora de duração cada, realizado totalmente online em vídeo, onde o professor faz pontuações sobre os temas, citando livros e referências. O curso está gravado e o link da gravação será enviado para quem se inscrever.

Referências bibliográficas:
DELEUZE, Gilles. Nietzsche. Trad.: Alberto Campos. Lisboa: Edições 70, 2016.
DIAS, Rosa Maria. Nietzsche, vida como obra de arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
GEN - Grupo de Estudos Nietzsche. Dicionário Nietzsche. São Paulo: GEN/Loyola 2016.
GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Nietzsche. São Paulo: Publifolha, 2000.
MACHADO, Roberto. Nietzsche e a Verdade. 3 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
MARTON, Scarlett. Nietzsche: a transvaloração dos valores. São Paulo: Moderna, 1993.
MOSÉ, Viviane. Nietzsche hoje: sobre os desafios da vida contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
NIETZSCHE, Friedrich. A Genealogia da Moral. Petrópolis: Vozes, 2017.
NIETZSCHE, Friedrich. Além do Bem e do Mal. São Paulo: Companhia de Bolso, 2005.
NIETZSCHE, Friedrich. Aurora. São Paulo: Companhia de Bolso, 2016.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim Falou Zaratustra. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo: como alguém se torna o que é. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
THOMASS, Balthasar. Afirmar-se com Nietzsche. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
WOODWARD, Ashley. Nietzscheanismo. Petrópolis: Vozes, 2017.
 
Observação:
Para participar basta clicar no botão de inscrição, fazer o pagamento e preencher o formulário. Em até dois dias úteis você receberá em seu e-mail o link para o acesso ao curso. Este curso é aberto a qualquer pessoa que tenha interesse no tema, não havendo necessidade de uma formação específica.

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