A leitura comentada acontece em grupo online, onde um livro é utilizado como referência para dialogar sobre suas ideias e trocar perspectivas entre os participantes.
Nesta atividade vamos refletir sobre a experiência da dor na atualidade a partir do livro "Sociedade Paliativa: a dor hoje", escrito pelo filósofo Byung-Chul Han, que reflete o papel e o lugar dor, do prazer e do "curtir" em nosso tempo atual.
Este livro oferece um diagnóstico provocativo da cultura do "curtir" e da aversão à dor. O autor comenta sobre como evitamos experiências que possam perturbar nosso conforto, buscando anestesiar qualquer desconforto e preencher a vida com uma felicidade superficial e instantânea. Propõe também uma reflexão sobre o papel transformador da dor e o que perdemos ao evitar sua negatividade.
Temas de cada encontro:
1. Intolerância à dor: como nossa sociedade contemporânea evita a dor e valoriza apenas o que é confortável e o que possa ser curtido.
2. Poética da dor: encarar a dor enquanto uma experiência poética e existencial, possibilitando encontros com nossa vulnerabilidade.
3. Negatividade da dor: pensar a dor como uma possibilidade de transformação, se opondo à superficialidade do curtir constante.
4. Ética da dor: o papel ético da dor em nossa vida, percebendo a dor como uma força que permite emergir valores para vida autêntica.
Vamos dialogar sobre a disposição atual de positividade e anestesia permanente, onde a dor é vista como fraqueza e empecilho para o desempenho. A "sociedade paliativa" é a sociedade do curtir, que se esqueceu que a dor transforma, e deixou de utilizar sua característica catártica que possibilita uma nova disposição para a vida.
Datas e temas:
21/Novembro: Intolerância à dor
28/Novembro: Poética da dor
05/Dezembro: Negatividade da dor
12/Dezembro: Ética da dor
(quintas-feiras)
Horário: 19h às 20h (horário de Brasília).
Meio: Google Meet.
Inscrição: R$ 130.
Limitado a 8 vagas, para proporcionar boas discussões a cada encontro.
Condução:
Bruno Carrasco, terapeuta e professor, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia, psicoterapia fenomenológico-existencial e aconselhamento filosófico. Pensa questões psicológicas a partir de um viés filosófico, histórico e social, atualmente pesquisa sobre filosofia da diferença e psicologia crítica.
Observação:
Todos os encontros acontecem online, por meio do Google Meet. O livro utilizado como referência será enviado em formato "pdf" aos inscritos. Após fazer a inscrição você receberá um e-mail com o convite para os encontros online, basta clicar no link no dia e horário combinado para participar. Os encontros serão gravados e a gravação será enviada aos inscritos no dia seguinte de cada encontro.
Se tiver alguma dúvida, entre em contato.