O grupo de diálogos sobre Psicopolítica e Psicopoder propõe refletir sobre as técnicas de poder que atuam em nosso tempo, afetando a mente e as emoções, fazendo com que as pessoas explorem a si mesmas.
Já se sentiu exausto por tentar ser mais produtivo, eficiente ou motivado, não conseguir alcançar as expectativas e achou que o problema era você?
Vivemos numa época onde o poder não nos oprime mais pela força, mas nos seduz com a ideia de "liberdade". Exploramos a nós mesmos acreditando ser livres, enquanto seguimos as demandas de desempenho, produtividade e positividade.
Vivemos numa época onde o poder não nos oprime mais pela força, mas nos seduz com a ideia de "liberdade". Exploramos a nós mesmos acreditando ser livres, enquanto seguimos as demandas de desempenho, produtividade e positividade.
Nossa mente e emoções se tornaram alvos de controle e autoexploração. O filósofo sul-coreano Byung-Chul Han chama esse processo de psicopoder, uma forma de poder que se direciona à mente e emoções, conduzindo as pessoas a fazerem o que se acredita ser "certo" e "adequado", sem questionamentos.
Este grupo de estudos propõe uma investigação crítica e profunda sobre as atuais técnicas de poder que atravessam nossa subjetividade, influenciando nossas emoções, pensamentos e modos de vida.
Este grupo de estudos propõe uma investigação crítica e profunda sobre as atuais técnicas de poder que atravessam nossa subjetividade, influenciando nossas emoções, pensamentos e modos de vida.
Tendo como referência a obra "Psicopolítica", de Byung-Chul Han, vamos discutir como a liberdade foi capturada e vem sendo usada como uma ferramenta de controle, destacando as técnicas de poder que são utilizadas sobre o sujeito contemporâneo, fazendo deste gestor de si mesmo, até alcançar sua exaustão.
Datas e temas
17/abril: Exploração da liberdade
24/abril: Um poder inteligente
01/maio: Capitalismo da emoção
08/maio: Para além do sujeito
(quintas-feiras)
Condutor
Bruno Carrasco, professor de filosofia e terapeuta, com formação em psicologia, filosofia e pedagogia. Pós-graduado em psicoterapia fenomenológico existencial, ensino de filosofia e aconselhamento filosófico. Atua com grupos de estudos, cursos livres e atendimentos terapêuticos com referência numa perspectiva crítica e filosófica.
Como funciona?
Os encontros acontecem online, via Google Meet, sendo possível participar por vídeo ou áudio. A cada semana sugiro um texto de referência, enviado previamente por e-mail, sua leitura é opcional. Os encontros são
gravados e a gravação será enviada para quem não puder participar no
dia.
Para participar não é necessário ter uma formação específica, o grupo de estudos é um espaço para diálogos e troca de perspectivas, para quem tiver interesse no tema. Após a inscrição você receberá em seu e-mail um link de convite para os
encontros. Se tiver alguma dúvida, entre em contato.
Referências Bibliográficas
HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Tradução: Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
HAN, Byung-Chul. Sociedade Paliativa: a dor hoje. Tradução: Lucas Machado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.